ESPECIALIZAÇÕES

APARELHOS ORTODÔNTICOS (ORTODONTIA)

A ortodontia é a área da odontologia que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, bem como o desenvolvimento das dentições e seus desvios de normalidade. Interferindo nos tratamentos preventivos, interceptativo e corretivo. A função principal do tratamento ortodôntico é reestabelecer a oclusão dentária (perfeito engrenamento dos dentes superiores com os inferiores), o que é fundamental para que haja função, como mastigação, deglutição, respiração e problemas ATM (articulação temporomandibular).
 

Tipos de aparelhos:

 

• Fixos 

- Braquetes metálicos

- Braquetes estéticos ( safira ou cerâmica)

• Removíveis

• Contenção

IMPLANTES E PRÓTESES DENTÁRIAS

Implantologia:  É a especialidade que emprega os implantes osteintegrados, pinos compostos por titânio usados para substituir as raízes dos dentes. Os implantes são instalados na maxila e/ou mandíbula. Eles estão indicados quando há perda de um único elemento dentário, de alguns, ou todos os dentes.
O implante proporciona conforto e função na mastigação e na fala, além da estética do sorriso e saúde bucal.

Prótese Dentária: Área da odontologia destinada a reconstrução e reposição dos elementos dentários danificados ou perdidos, devolvendo ao paciente as características e funções mastigatórias, estéticas e fonéticas.

Tipos de próteses:

• Prótese Fixa: unitária e ponte fixa 

• Prótese Removível: prótese total e prótese parcial removível (ganchos)

• Prótese sobre implante: unitária, ponte fixa, dentadura (overdenture), total (protocolo branemark)

 
 

DENTÍSTICA RESTAURADORA

As restaurações são necessárias para tratamentos de dentes com cárie ou que sofreram algum trauma.
A reconstrução ou a reconstituição das estruturas perdidas é realizada utilizando materiais restauradores.
A carie não tratada evolui para o progressivo comprometimento do dente, podendo causar dor, inflamação e infecção da polpa dentária. Sendo assim necessário a realização do tratamento de canal ou até mesmo perda do elemento dentário.

Tipos de restaurações:

Restaurações diretas

• Restaurações indiretas (inlay/onlay)

• Facetas de resina

• Lentes de contato

 

CLAREAMENTO DENTAL

• Clareamento em consultório (Laser)

Realizado no consultório, o dentista isola os dentes para proteger a gengiva e aplica o gel clareador. Sobre o clareador é aplicada uma fonte de energia ativadora que irá promover uma intensificação do clareamento.
Dessa forma, o clareamento é realizado em apenas uma sessão.

• Clareamento caseiro

A maior parte do tratamento é realizada pelo próprio paciente, que em casa irá aplicar o gel em moldeiras de silicone confeccionadas conforme a forma dos seus dentes. O tempo diário de uso vai depender do tipo de gel utilizado e da sua concentração.

TRATAMENTO DE CANAL (ENDODONTIA)

A endodontia é a responsável pela prevenção e tratamento das infecções dos canais radiculares, e pelo tratamento dos traumatismos dentários e das suas sequelas. Uma vez que a cárie dentaria se desenvolve e não é tratada, pode acometer a polpa (nervo do dente), levando a uma situação de inflamação (estágio inicial) ou infecção (estágio avançado) dos canais. Os traumatismos dentários (quedas e acidentes) também podem levar a infecção da polpa. O tratamento consiste na remoção da polpa do dente, preparo do canal, preenchimento do espaço ocupado pela polpa com material específico.

 
 

CIRURGIA

Essa é a especialidade odontológica responsável pelo tratamento de problemas relacionados aos dentes e ossos

da região da face, que vai desde a remoção de dentes inclusos (como siso), até a realização de enxertos ósseos

e posterior colocação de implantes, além de intervenções em alterações patológicas, malformações estruturais

e traumas dos ossos da face.

PERIODONTIA

É a especialidade odontológica responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes (tratamento da gengiva e do osso). A doença periodontal é uma
Infecção causada por bactérias que afeta os tecidos que rodeiam os dentes, caracteriza-se pela formação de uma bolsa periodontal (espaço entre a gengiva e o dente), a qual favorece acumulo de resíduos alimentares

e bactérias.
A doença periodontal é a principal causadora da perda de dentes em pacientes adultos. A sua prevenção se dá através de uma boa higiene bucal, uso diário do fio dental, e limpezas frequentes realizadas pelo dentista.
O sinal mais característico da doença é o sangramento, mas deve-se ficar atento também para a mobilidade dos dentes, alteração da posição dentaria, retrações gengivais, mal hálito, inchaço entre outros. 

 
 

ODONTOPEDIATRIA

Iniciar o tratamento odontológico desde criança é muito importante, não apenas para a prevenção de caries como também para familiarizar o bebê/criança com o dentista, prevenindo assim futuros traumas.
O odontopediatra é o profissional que tem a função de cuidar da saúde bucal do bebê, desde o aparecimento do primeiros dentes, fazendo o acompanhamento por toda a infância e adolescência fazendo com que o paciente chegue a vida adulta com um dentes saudáveis.

 

TRATAMENTO DO RONCO

A apneia obstrutiva noturna, ou apneia do sono, é decorrente da flacidez dos tecidos da garganta, que acabam

por obstruir a passagem do ar. Roncar alto, não importa a posição em que se está deitado, acordar cansado,

com a boca seca ou com dor de cabeça são sintomas deste tipo de apneia.
O distúrbio caracteriza-se por interrupções da respiração durante o sono que acontecem em intervalos de dez a trinta segundos. Frequentemente, a pessoa não percebe que desperta durante a noite para recuperar o ar antes

de voltar a dormir. Nos casos mais graves, o “dorme – acorda” pode-se repetir até 300 vezes!
A consequência para a saúde vão de simples sonolência diurna e dificuldade de concentração, à problemas cardíacos como hipertensão, infarto, derrame, mortalidade. Pessoas obesas são mais propensos a desenvolver

o problema. 

 

BOTOX E PREENCHIMENTO

Botox

Conhecido como neuromodulador, tornou-se meio útil com diversas aplicações terapêuticas e estéticas na região facial. Possui vida útil de 3 a 9 meses com retorno gradativo.

Atua no tratamento de :

Sorriso gengival (diminui exposição excessiva de tecido gengival ao sorrir )

Dor facial (dor de cabeça tensional)

Bruxismo (ranger os dentes)

Briquismo (apertamento dentário)

Preenchimento

O preenchimento com ácido hialurônico pode ser utilizado para suavizar as linhas e rugas faciais, aumentar o volume dos lábios, dar maior definição ao contorno labial e modular os contornos faciais. Ácido hialurônico é um composto naturalmente presente na pele que além dos efeitos de preenchimento, atua também estimulando a renovação da pele (neocolagenase) e hidratação profunda. 
 

Atua nas seguintes regiões:

Região naso-labial (bigode chinês)

Volume e contorno labial

Filtro labial (arco do cupido)

Efeito “código de barras”